VÍDEO: Sequência de raios ilumina madrugada em Porto Alegre; quase 700 mil descargas elétricas foram registradas no RS
22/08/2025
(Foto: Reprodução) Sequência de raios ilumina madrugada em Porto Alegre
A sequência de raios que atingiu todo o território do Rio Grande do Sul na madrugada desta sexta-feira (22) fez com que o céu ficasse iluminado, mesmo durante a noite, em locais como a Região Metropolitana de Porto Alegre. Veja o vídeo acima.
De acordo com a Climatempo, foram registrados 699.605 raios durante a madrugada no estado, sendo que 107 mil atingiram o solo e 592 mil foram descargas elétricas entre nuvens. Em Porto Alegre, foram 1.425 raios (sendo que 507 tocaram o chão, e 918 não). O pico de descargas elétricas aconteceu por volta das 5h, segundo meteorologistas.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A chegada de uma frente fria fez com que chuva, granizo e rajadas de vento de até 90 km/h atingissem cidades do estado. Conforme a Climatempo Meteorologia, há possibilidade de "tornado e microexplosão em áreas isoladas".
O mau tempo deve atingir todo o estado, com "chuva mais intensa nas regiões Oeste, Noroeste, Sul, Centro e Leste". Há expectativa de que chova mais de 100 milímetros em até 24 horas em algumas regiões, o que indica risco para alagamentos.
O motivo da instabilidade climática é a formação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai e a chegada da frente fria sobre o Rio Grande do Sul.
Raio ilumina a madrugada em Porto Alegre
Reprodução/Observatório Heller & Jung
Instabilidade continua no fim de semana
No sábado (23), a frente fria persiste. A combinação com o ar quente que vem da Região Central do país favorece o padrão de chuvas intensas.
Conforme a Climatempo, entre os municípios com maiores volumes de chuva previstos estão (em milímetros):
Encruzilhada do Sul – 78,3 mm
Caçapava do Sul – 77,6 mm
Camaquã – 74,0 mm
Arambaré – 71,3 mm
Roca Sales – 70,0 mm
Venâncio Aires – 69,6 mm
São Sepé – 68,8 mm
Encantado – 68,1 mm
Muçum – 68,1 mm
Arroio do Meio – 64,4 mm
No domingo (24), o fenômeno avança em direção a Santa Catarina e Paraná, levando a instabilidade para os estados vizinhos.
Fortes chuvas deixam população e autoridades em alerta no RS
VÍDEOS: Tudo sobre o RS