Morre Dom Jayme Chemello, bispo emérito de Pelotas e ex-presidente da CNBB
29/08/2025
(Foto: Reprodução) Morre Dom Jayme Chemello em Pelotas
Morreu na manhã desta sexta-feira (29), aos 93 anos, Dom Jayme Henrique Chemello. O religioso era bispo emérito de Pelotas e ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A Arquidiocese de Pelotas informou que a morte ocorreu às 6h50 por complicações de saúde. Dom Jayme Chemello estava internado no Hospital Universitário São Francisco de Paula.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
O boletim médico mais recente relatava um quadro de sepse urinária e hiponatremia (alteração metabólica caracterizada pela baixa concentração de sódio no sangue em relação ao volume de água no organismo).
"A Arquidiocese de Pelotas louva a Deus pela grande graça que foi a presença e o ministério de Dom Jayme nesses 56 anos de episcopado, vividos sempre em nossa Igreja Particular, inicialmente como bispo auxiliar, bispo titular e bispo emérito", publicou a instituição.
O velório está previsto para iniciar as 15h desta sexta. O sepultamento ocorrerá no sábado (30), na Cripta da Catedral.
Trajetória
Dom Jayme Chemello nasceu em 1932, em São Marcos, na Serra do RS. Ele ingressou no seminário em 1945. Depois, cursou Filosofia e Teologia em Buenos Aires. Foi ordenado sacerdote em 1958.
Em 1969, Dom Jayme foi sagrado bispo na Catedral de Pelotas, assumindo a função de bispo-auxiliar da diocese do município. Oito anos depois, com a renúncia de Dom Antônio Zattera, tomou posse como bispo diocesano.
Permaneceu à frente da Diocese até ter sua renúncia aceita pelo papa Bento XVI, em julho de 2009, quando passou à condição de bispo emérito. Antes, em 1999, foi eleito presidente da CNBB para mandato até 2002.
Dom Jayme Henrique Chemello
Divulgação/CNBB Regional Sul 3
VÍDEOS: Tudo sobre o RS